quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Túnel Transatlântico

O sonho:
Num futuro próximo, em meados do ano 2200 poderá haver outra maneira de atravessar o oceano Atlântico. O túnel Transatlântico seria um dos projectos mais ambiciosos levados a cabo de todo o sempre. Atingindo a velocidade assustadora de 8000K/h o túnel conseguia concretizar a viagem de Nova Iorque/ Londres em apenas 40min. No futuro se existir o tal túnel seria possível viver nos E.U.A e ter um emprego em Londres e vice-versa. Será que é um sonho impossível de se realizar?...


O contra sonho:
A construção do túnel, para além de demorar 100 anos a construir, seriam precisos recursos globais a uma escala nunca imaginada. Calcula-se que seriam necessários 1000 milhões de toneladas de aço, a quantidade que é produzida por todas as fábricas de aço do mundo num ano. O túnel iria ter cerca de 54000 secções, porem cada uma das secções iria pesar milhares de toneladas. Calcula-se que o preço da construção iria chegar aos assustadores 12 biliões de euros e demoraria quase um século a construir o túnel.



Pioneiros do projecto

Frank Davidson, engenheiro civil e pesquisador de túneis, diz que seria possível fazê-lo (ao túnel). Frank Davidson afirma que o túnel transatlântico esta dentro do alcance da tecnologia e engenheira e que é só a questão de nos habituarmos há ideia.


Já houvera projectos do túnel transatlântico. Em 1895 JulioVerne também pensou num túnel transatlântico mas numa menor escala. O escritor pensou em comboios sub aquáticos que viajariam a 1600K/h propulsados por ventiladores a vapor, um em cada estremo.

Em 1972 Harry Harrison, um escritor de ciência falava de um túnel apoiado sobre enormes pontes submarinas.


Mas voltando á actualidade, outro engenheiro chamado Walt Mcanne, afirma que existem muitos factores que tornam este projecto muito difícil para não dizer impossível. O clima do oceano atlântico, as distancias que seriam transportados os materiais e o custo, seriam os principais contratempos. O primeiro passo a tomar, diz Walt, seria fazer uma trajectória mais simples, pratica e curta , já que cada quilometro de túnel iria custar 6 milhões de euros.
Trabalho realizado por: Ricardo Silva nº 22

2 comentários:

Anónimo disse...

E bom mas é pena eu já não estar cá.

Unknown disse...

Será que algum deles considerou a "Deriva dos Continentes". O deslocamento das placas tectônicas no Oceano Atlântico.